SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁFORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SALOME, Josélia Schwanka  y  MENDES, Maria Cristina. AVALIAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE ARTES: A ÊNFASE NO PROCESSO E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e18872.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18872.

O artigo trata da problemática advinda da subjetividade inerente às avaliações realizadas nos ateliês dos cursos de arte do ensino superior. Busca-se contribuir para as pesquisas da área por meio da identificação de possíveis caminhos que conduzam à adoção de critérios que possibilitem o equilíbrio entre aquisição de conhecimento e educação pelo sensível. Parte-se de uma abordagem do ensino como um todo, no afã de incluir os cursos responsáveis pela habilitação de professores para o Ensino Fundamental; Descartes, Morin, Libâneo e Luckesi embasam esta parte introdutória. No que concerne à avaliação no ensino superior, destaca-se a necessidade de uma educação integral, voltada para o incentivo da pesquisa e pautada na relação entre especificidades da área e equilíbrio afetivo/ emocional; Masseto, Vieira e De Sordi norteiam este segmento da investigação. No tópico que trata da avaliação nos cursos de artes, é pontuada a presença do artista-professor e a ênfase atribuída ao aspecto processual da avaliação; com Garcia, Feyerabend, Tourinho e Almeida valorizam-se o processo de construção do conhecimento e o olhar sensível para a produção do estudante. Enfatiza-se, ao longo do texto, a necessidade de transformação dos moldes avaliativos tradicionais. Observa-se, na pesquisa sobre avaliação em cursos superiores de arte, que é necessária a atenção tanto no processo quanto no produto final, e que a avaliação seja concebida a partir de critérios que coadunem questões subjetivas e objetivas.

Palabras clave : Ensino superior; Avaliação em artes; Práticas pedagógicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )