SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58THE POWER OF FREIREAN PEDAGOGY IN THE CONTEXT OF AUTHORITARIANISM IN BRAZILIAN EDUCATIONARTICULATED ACTION PLAN (PAR): TEACHERS 'SPEECHES ON FIELD SCHOOL IN BRAGANÇA-PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PENA, Anderson dos Anjos Pereira  and  ZIENTARSKI, Clarice. CARTA-MANIFESTO AO COMPANHEIRO PAULO FREIRE: A CONJUNTURA NEOCONSERVADORA, AS (POUCAS) CONQUISTAS E A ESPERANÇA NA EDIFICAÇÃO DE UM NOVO MODO DE PRODUÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e15795.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15795.

Este documento tem o propósito de reconhecer o legado de Paulo Freire na educação, narrar um pouco mais acerca dos acontecimentos recentes para além das aparências fenomênicas com a finalidade de revelar o avanço imperialista das políticas neoliberais que têm como fito promover a destruição das forças produtivas (MONTORO, 2018), utilizando-se de táticas de guerra híbrida (KORYBKO, 2018). Esta é uma carta de reconhecimento e continuidade da luta travada por Freire; atualização sobre a conjuntura e renovação da esperança na transformação social cujo patrono da educação brasileira é um dos protagonistas históricos. Partimos do entendimento de que a educação não transforma imediatamente, mas pode mediar o desenvolvimento de um psiquismo enriquecido dos indivíduos. Propomos uma breve discussão acerca da relação entre o papel da educação, a superação do modo de produção capitalista e a edificação de uma sociedade que irreversivelmente possibilite a universalização do gênero humano, a igualdade e a liberdade. Compreendemos que o espaço aqui é abreviado, mas objetivamos que este texto estimule a ampliação do debate acerca da teoria pedagógica revolucionária.

Keywords : esperança; neoconservadorismo; revolução..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )