SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60CULTURAL RACISM TEACHING AFRO-BRAZILIAN RELIGIOSITIES BY PENTECOSTAL TEACHERSWHAT IS THE PLACE OF ETHNIC-RACIAL ISSUES IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BATTESTIN, Cláudia; FIDELIS, Adroaldo Antonio  and  NARSIZO, Getúlio. A SEMANA CULTURAL INDÍGENA ENQUANTO ESPAÇO DE CONHECIMENTO, FORTALECIMENTO E RESISTÊNCIA DA CULTURA KAINGANG. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21727.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21727.

A escrita deste artigo apresenta a importância e necessidade da organização e realização da semana cultural indígena enquanto espaço de conhecimento, fortalecimento e resistência das comunidades indígenas do Sul do Brasil. O objetivo desta pesquisa de caráter teórico bibliográfico e autoetnográfico, contextualiza a necessidade de darmos visibilidade aos mais de 40 mil Kaingangs que habitam o Sul, buscando através das semanas culturais mostrar o quanto é importante o respeito e a diversidade existente nestas terras. Um dos acontecimentos mais marcantes da semana cultural é o reconhecimento e identificação das metades ou marcas clânicas Kamé e Kanhru, as mesmas são presença e movimento, tanto nos rituais, danças, na coleta dos alimentos como na organização familiar. Nesta dinâmica de escrita, queremos alargar o alcance da divulgação e mostrar a potencialidade que os movimentos culturais possuem em defesa dos direitos e valores dos povos indígenas.

Keywords : semana cultural; kaingang;; resistência; metades clânicas.

        · abstract in English |     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )