SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ESCRITURA CREATIVA COMO PRÁCTICA CURRICULAR CREATIVA PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA MATERNA EN LA UNIVERSIDAD CONTEMPORÁNEA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

JOAQUIM, José Amilton; CERDEIRA, Luísa  y  CABRITO, Belmiro Gil. REFORMAS NO FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: DO FINANCIAMENTO PÚBLICO À PARTILHA DE CUSTOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21810.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21810.

O financiamento do ensino superior tem desafiado os governos de todos os países, e os desafios têm se mostrado ainda maiores para os países africanos. As mudanças de regimes políticos em Moçambique influenciaram os modelos de financiamento no ensino superior. A partir da análise documental e de dados empíricos, procura-se refletir sobre as características do financiamento público no período socialista, que culminaram na mudança para um financiamento partilhado (público e privado) no período de economia de mercado. Pode-se concluir que, apesar de a atual política de partilha de custos apresentar algumas marcas do período socialista, as perspectivas revelam que se pretende romper com esse modelo dual de financiamento para um modelo de cobrança de mensalidades por estudante. Isso remete a uma reflexão sobre que modelo seria ideal para o contexto social e econômico do país, de forma que sejam salvaguardadas as questões de acesso e equidade para a maioria das famílias moçambicanas.

Palabras clave : acesso ao ensino superior; Moçambique; políticas de partilha de custos; reformas no financiamento de ensino superior..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )