SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ESCRITA CRIATIVA COMO PRÁTICA CURRICULAR CRIATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

JOAQUIM, José Amilton; CERDEIRA, Luísa  e  CABRITO, Belmiro Gil. REFORMAS NO FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: DO FINANCIAMENTO PÚBLICO À PARTILHA DE CUSTOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21810.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21810.

O financiamento do ensino superior tem desafiado os governos de todos os países, e os desafios têm se mostrado ainda maiores para os países africanos. As mudanças de regimes políticos em Moçambique influenciaram os modelos de financiamento no ensino superior. A partir da análise documental e de dados empíricos, procura-se refletir sobre as características do financiamento público no período socialista, que culminaram na mudança para um financiamento partilhado (público e privado) no período de economia de mercado. Pode-se concluir que, apesar de a atual política de partilha de custos apresentar algumas marcas do período socialista, as perspectivas revelam que se pretende romper com esse modelo dual de financiamento para um modelo de cobrança de mensalidades por estudante. Isso remete a uma reflexão sobre que modelo seria ideal para o contexto social e econômico do país, de forma que sejam salvaguardadas as questões de acesso e equidade para a maioria das famílias moçambicanas.

Palavras-chave : acesso ao ensino superior; Moçambique; políticas de partilha de custos; reformas no financiamento de ensino superior..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )