SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64HIGHER EDUCATION FUNDING REFORMS IN MOZAMBIQUE: FROM PUBLIC FUNDING TO COST SHARINGDIGITAL TEACHER TRAINING: A PROPOSAL FOR THE CREATION OF NEW POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SABER, Rogério Lobo. ESCRITA CRIATIVA COMO PRÁTICA CURRICULAR CRIATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22518.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22518.

Ao enfrentar as tensões originárias do embate entre o local e o global, a universidade contemporânea tem sido interpelada a repensar suas práticas curriculares, de modo a contribuir efetivamente com a formação integral dos estudantes do século 21. Importante demanda que se impõe ao âmbito acadêmico contemporâneo consiste na implementação e consolidação de um currículo criativo, que também esteja apto a considerar habilidades emocionais dos aprendizes. Amparado por recenseamento bibliográfico, este estudo discute o potencial de a escrita criativa nortear encaminhamentos teórico-metodológicos que contribuam com o ensino-aprendizagem de língua materna, sobretudo porque habilidades de leitura e escrita significativas são indispensáveis a qualquer área do conhecimento e inalienáveis de um currículo comprometido com a formação do educando para a cidadania global. O objetivo central da pesquisa é mapear diretrizes e percepções registradas por teóricos engajados na prática da escrita criativa, de modo que constituam um ponto de partida para que intervenções sejam propostas ao ensino superior brasileiro. A hipótese considerada para a pesquisa confirma-se pela constatação de que a escrita criativa está potencialmente alinhada às demandas contemporâneas para a formação integral, sendo também significativo recurso para o trabalho com língua materna em sua materialidade literária.

Keywords : currículo criativo; ensino-aprendizagem de língua materna; escrita criativa; universidade contemporânea..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )