SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64REFORMAS EN EL FINANCIAMIENTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN MOZAMBIQUE: DEL FINANCIAMIENTO PÚBLICO A LA REPARTICIÓN DE COSTESFORMACIÓN DOCENTE DIGITAL: UNA PROPUESTA PARA LA CREACIÓN DE NUEVAS POSIBILIDADES DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SABER, Rogério Lobo. ESCRITA CRIATIVA COMO PRÁTICA CURRICULAR CRIATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22518.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22518.

Ao enfrentar as tensões originárias do embate entre o local e o global, a universidade contemporânea tem sido interpelada a repensar suas práticas curriculares, de modo a contribuir efetivamente com a formação integral dos estudantes do século 21. Importante demanda que se impõe ao âmbito acadêmico contemporâneo consiste na implementação e consolidação de um currículo criativo, que também esteja apto a considerar habilidades emocionais dos aprendizes. Amparado por recenseamento bibliográfico, este estudo discute o potencial de a escrita criativa nortear encaminhamentos teórico-metodológicos que contribuam com o ensino-aprendizagem de língua materna, sobretudo porque habilidades de leitura e escrita significativas são indispensáveis a qualquer área do conhecimento e inalienáveis de um currículo comprometido com a formação do educando para a cidadania global. O objetivo central da pesquisa é mapear diretrizes e percepções registradas por teóricos engajados na prática da escrita criativa, de modo que constituam um ponto de partida para que intervenções sejam propostas ao ensino superior brasileiro. A hipótese considerada para a pesquisa confirma-se pela constatação de que a escrita criativa está potencialmente alinhada às demandas contemporâneas para a formação integral, sendo também significativo recurso para o trabalho com língua materna em sua materialidade literária.

Palabras clave : currículo criativo; ensino-aprendizagem de língua materna; escrita criativa; universidade contemporânea..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )