SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64CREATIVE WRITING AS A CREATIVE CURRICULAR PRACTICE FOR MOTHER TONGUE TEACHING AND LEARNING IN CONTEMPORARY UNIVERSITYTHE HISTORY OF EDUCATION AS A RESEARCH FIELD IN BRAZIL: A HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GRECO, Raul  and  DUTRA, Alessandra. FORMAÇÃO DOCENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR E APRENDER. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22653.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22653.

Neste artigo apresentamos a concepção e aplicação do curso Formação Docente Digital. A referida formação contribuiu para o desenvolvimento de docentes do ensino estadual do Paraná neste momento de ajuste e de adequação da prática pedagógica ao ensino on-line, utilizando métodos e ferramentas simples para sua execução. Partindo-se do pressuposto de que há um vasto acervo de ferramentas tecnológicas para ser utilizado no contexto educacional e de que há temáticas importantes que precisam ser discutidas, o curso “Formação Docente Digital” foi estruturado a fim de atualizar os professores com as ferramentas de maior potencialidade para o ensino de conteúdos curriculares. Dessa forma, o conteúdo foi desenvolvido de forma a abarcar ferramentas hábeis a revelar uma abordagem tridimensional da digitalização, envolvendo experiências que vão muito além da leitura do aluno, ou de uma postura de mera reprodução por parte do docente, mas que possibilitam a alocação do professor como condutor neste processo de letramento digital ao apresentar um mundo sinestésico de aprendizado ao discente. Por esta razão que as ferramentas selecionadas deveriam ser tão variadas quanto as experiências vividas no campo digital, educando por educando. O curso foi desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de modo síncrono e assíncrono, no formato de curso de extensão e atualização de docentes.

Keywords : atualização de docentes; curso de extensão; ensino; formação continuada; tecnologia da educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )