SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ESCRITURA CREATIVA COMO PRÁCTICA CURRICULAR CREATIVA PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA MATERNA EN LA UNIVERSIDAD CONTEMPORÁNEALA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN COMO CAMPO DE INVESTIGACIÓN EN BRASIL: UNA HISTORIOGRAFÍA DE LA EDUCACIÓN BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

GRECO, Raul  y  DUTRA, Alessandra. FORMAÇÃO DOCENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR E APRENDER. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22653.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22653.

Neste artigo apresentamos a concepção e aplicação do curso Formação Docente Digital. A referida formação contribuiu para o desenvolvimento de docentes do ensino estadual do Paraná neste momento de ajuste e de adequação da prática pedagógica ao ensino on-line, utilizando métodos e ferramentas simples para sua execução. Partindo-se do pressuposto de que há um vasto acervo de ferramentas tecnológicas para ser utilizado no contexto educacional e de que há temáticas importantes que precisam ser discutidas, o curso “Formação Docente Digital” foi estruturado a fim de atualizar os professores com as ferramentas de maior potencialidade para o ensino de conteúdos curriculares. Dessa forma, o conteúdo foi desenvolvido de forma a abarcar ferramentas hábeis a revelar uma abordagem tridimensional da digitalização, envolvendo experiências que vão muito além da leitura do aluno, ou de uma postura de mera reprodução por parte do docente, mas que possibilitam a alocação do professor como condutor neste processo de letramento digital ao apresentar um mundo sinestésico de aprendizado ao discente. Por esta razão que as ferramentas selecionadas deveriam ser tão variadas quanto as experiências vividas no campo digital, educando por educando. O curso foi desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de modo síncrono e assíncrono, no formato de curso de extensão e atualização de docentes.

Palabras clave : atualização de docentes; curso de extensão; ensino; formação continuada; tecnologia da educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )