SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64DIGITAL TEACHER TRAINING: A PROPOSAL FOR THE CREATION OF NEW POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNINGTHE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND MEDIA IN EDUCATION IN CONTEMPORARY SOCIETY AND ITS INFLUENCES IN LEGAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito  and  PAIVA, Marlúcia Menezes de. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE PESQUISA NO BRASIL: UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22717.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22717.

O estudo tem como objetivo analisar a constituição da História da Educação como campo de pesquisa. Tal adensamento decorreu em razão da proliferação dos Programas de Pós-Graduação em Educação a partir dos anos de 1970, de Grupos de Estudos vinculados à essa área, bem como eventos científicos, que vêm se firmando como veículos de divulgação dos debates e discussões travados, de forma direta ou indireta, entre os membros da comunidade interpretativa da História da Educação Brasileira. A investigação é de abordagem qualitativa e utilizou como fontes a pesquisa bibliográfica e histórica. Os resultados destacam o reconhecimento e a consolidação desse campo de estudo.

Keywords : história da educação; campo de Pesquisa; historiografia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )