SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64FORMAÇÃO DOCENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR E APRENDERO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO JURÍDICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito  e  PAIVA, Marlúcia Menezes de. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE PESQUISA NO BRASIL: UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22717.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22717.

O estudo tem como objetivo analisar a constituição da História da Educação como campo de pesquisa. Tal adensamento decorreu em razão da proliferação dos Programas de Pós-Graduação em Educação a partir dos anos de 1970, de Grupos de Estudos vinculados à essa área, bem como eventos científicos, que vêm se firmando como veículos de divulgação dos debates e discussões travados, de forma direta ou indireta, entre os membros da comunidade interpretativa da História da Educação Brasileira. A investigação é de abordagem qualitativa e utilizou como fontes a pesquisa bibliográfica e histórica. Os resultados destacam o reconhecimento e a consolidação desse campo de estudo.

Palavras-chave : história da educação; campo de Pesquisa; historiografia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )