SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64SUPERVISED INTERNSHIP: DEVELOPMENTS FOR PUBLIC STUDENTS IN SPECIAL EDUCATIONNARRATIVE MAPS ABOUT SIGNIFICANT SPACES IDENTIFIED IN CEU BUTANTàauthor indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo  and  ARAUJO, Wagnês Barbosa de. APRENDIZADOS NA UMBANDA: SABERES MULTICULTURAIS E SOCIABILIDADES RELIGIOSAS DO “SER CRIANÇA”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21983.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21983.

O multiculturalismo na educação circunscreve tensionamentos e complexidades que permeiam a diversidade das culturas de modo a considerar a exclusão e a invisibilidade que as afetam por questões raciais, étnicas, sociorreligiosas, de gênero, entre outras. A ênfase deste texto recai sobre as sociabilidades religiosas a partir das práticas criadas pelo projeto “Ser Criança” da casa de Umbanda Axé Odé Mutalambô, localizada no sertão da Paraíba. Um projeto infantil numa ambiência religiosa é premissa para a discussão e o enfrentamento dos indícios de intolerância que impactam as comunidades de terreiro. Tais marcadores solicitam uma educação para a alteridade a fim de formar as novas gerações para a superação de estigmas e silenciamentos.

Keywords : educação multicultural; umbanda; intolerância religiosa; alteridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )