SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64PRÁCTICAS SUPERVISADAS: DESDOBLAMIENTOS PARA ESTUDIANTES PÚBLICOS DE EDUCACIÓN ESPECIALMAPAS NARRATIVOS DE LOS ESPACIOS SIGNIFICATIVOS IDENTIFICADOS EN EL CEU BUTANTàíndice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo  y  ARAUJO, Wagnês Barbosa de. APRENDIZADOS NA UMBANDA: SABERES MULTICULTURAIS E SOCIABILIDADES RELIGIOSAS DO “SER CRIANÇA”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21983.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21983.

O multiculturalismo na educação circunscreve tensionamentos e complexidades que permeiam a diversidade das culturas de modo a considerar a exclusão e a invisibilidade que as afetam por questões raciais, étnicas, sociorreligiosas, de gênero, entre outras. A ênfase deste texto recai sobre as sociabilidades religiosas a partir das práticas criadas pelo projeto “Ser Criança” da casa de Umbanda Axé Odé Mutalambô, localizada no sertão da Paraíba. Um projeto infantil numa ambiência religiosa é premissa para a discussão e o enfrentamento dos indícios de intolerância que impactam as comunidades de terreiro. Tais marcadores solicitam uma educação para a alteridade a fim de formar as novas gerações para a superação de estigmas e silenciamentos.

Palabras clave : educação multicultural; umbanda; intolerância religiosa; alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )