SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64APPRENTICESHIP IN UMBANDA: MULTICULTURAL KNOWLEDGE AND RELIGIOUS SOCIABILITY OF “SER CRIANÇA”BETWEEN TEXT AND LIFE: CONTINUING EDUCATION OF CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS IN ALTO SERTÃO DA PARAÍBA REGION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LOPES, Leandro Alves; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais  and  BRAGA, Adriana de Carvalho Alves. MAPAS NARRATIVOS SOBRE ESPAÇOS SIGNIFICATIVOS IDENTIFICADOS NO CEU BUTANTÃ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21869.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21869.

Considerando que a presença de um Centro Educacional Unificado (CEU) impacta de forma direta e indireta toda a comunidade do seu entorno, compreendendo esse equipamento dentro de uma política pública intersecretarial, que atua de forma positiva na transformação da comunidade e na promoção da cidadania, o presente artigo tem como objetivo analisar os relatos de cinco estudantes dos 6º e 7 ano do ensino fundamental II, sobre os locais mais utilizados por elas no CEU Butantã, buscando compreender o processo que transforma e ressignifica esses lugares em espaços significativos. Esses locais foram identificados em mapas desenhados pelas estudantes, que justificaram suas escolhas por meio de entrevistas realizadas na forma de uma roda de conversa. Os mapas e relatos foram analisados a partir dos conceitos de lugar e de espaço de Michel de Certeau, em diálogo com o conceito de território de Milton Santos, e tendo como referência a dimensão da Pedagogia Social. A análise dos mapas e dos relatos sugere a importância da aprendizagem entre pares para crianças e adolescentes e a apropriação das políticas e dos equipamentos públicos de cultura, informática, arte, esporte e lazer como fundamentais neste processo. Nas falas das adolescentes pudemos inferir a utilização dos espaços considerados significativos em conjunto com suas famílias e amigos, importante para convivência para o exercício do direito à Convivência Familiar e Comunitária preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Keywords : apropriação; convivência familiar; espaço; mapas narrativos; território..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )