SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64MAPAS NARRATIVOS SOBRE ESPAÇOS SIGNIFICATIVOS IDENTIFICADOS NO CEU BUTANTÃ.ESCOLA DO CAMPO: É POSSIVEL FALAR DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE DO PROFESSOR? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Hellyegenes de  e  PANDINI-SIMIANO, Luciane. ENTRE O TEXTO E A VIDA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21826.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21826.

O texto tem por foco analisar as iniciativas e estratégias na formação continuada de professores da Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva quanti-qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação. Teve como sujeitos treze secretários municipais de Educação que atuam nos municípios da região de Sousa, no Sertão da Paraíba. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. A análise do material produzido foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir do diálogo com a legislação educacional brasileira e entre diferentes autores, como Campos, Kramer, Tardif e Lessard, e Dourado, o resultado permitiu observar que, embora todos os municípios relatem desenvolver formação continuada com os professores, ainda se evidenciam lacunas quanto à especificidade da formação na área da Educação Infantil. Do texto à vida, as políticas da Educação Infantil parecem imprimir a garantia do direito à formação continuada de professores nessa etapa da educação básica, contudo seus efeitos no contexto da prática ainda permanecem invisíveis, despercebidos. A organização, a forma e o conteúdo das formações remetem à necessidade de (re)pensar um percurso formativo que possibilite aos professores dialogar, refletir, questionar, ampliar sua leitura da educação e cuidado na primeira infância e de mundo.

Palavras-chave : formação continuada; professores; educação infantil..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )