SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ENTRE EL TEXTO Y LA VIDA: FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN LA REGIÓN DEL ALTO SERTÃO DA PARAÍBAANÁLISIS DE LA ENSEÑANZA DE SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA DEL IFPB - CAMPUS SOUSA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

NOVA, Taynah de Brito Barra  y  MACHADO, Laêda Bezerra. ESCOLA DO CAMPO: É POSSIVEL FALAR DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE DO PROFESSOR?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22066.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22066.

Este artigo, resultado de pesquisa mais abrangente, explora a função identitária e de pertencimento de professores ao representarem a escola do campo. Desenvolvemos um estudo qualitativo delineado como pesquisa de campo e contamos com a participação de 35 docentes de um munícipio no interior do estado de Pernambuco. Como instrumento de coleta, utilizamos a entrevista semiestruturada. A análise dos depoimentos revelou que as representações sociais de Escola do Campo dos professores são marcadas por um conteúdo simbólico que coloca em oposição o campo e a cidade, privilegiando-a em detrimento da cultura campesina. Coerente com as representações identifcadas, constatamos que o professor da Escola do Campo não revela identificação e/ou pertencimento com a realidade em que atua. Esse não pertenciemnto está vinculado a rotatividade docente entre as escolas, modo de designação dos professores para essas instituições, contratação temporária e ainda por serem pessoas radicadas na cidade. Em face dos resultados, sinalizamos a necessidade de reflexões e intervenções conjuntas por parte da gestão da educação municipal e dos povos do campo no sentido do cumprimento dos princípios legais e do ideário da Educação do Campo, para impedir que a Escola do Campo esteja a contribuir para inferiorizar a vida no campo.

Palabras clave : identidade; representações sociais; escola do campo; professor..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )