SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64SCHOOL OF THE FIELD: IS IT POSSIBLE TO TALK ABOUT THE TEACHER'S BELONGING AND IDENTITY?PEDAGOGICAL PRACTICE IN ENEM WRITING TEACHING: THE STATE OF KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BRUNET, Patrícia Diógenes de Melo  and  SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. ANÁLISE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO DO IFPB - CAMPUS SOUSA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21906.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21906.

O presente estudo investigou o ensino da disciplina de Sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, com destaque para a organização da disciplina no Projeto pedagógico dos cursos integrados ao ensino médio, os conteúdos ensinados e a adoção de recursos pedagógicos nos planos de ensino e diários de classe. Como proposta metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, através do procedimento de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), dos planos de ensino da disciplina e dos diários do professor de sociologia. Dos resultados, é possível perceber uma preocupação com a contextualização dos conteúdos, de modo a estabelecer conexão com recursos pedagógicos que despertem o interesse dos alunos. Por outro lado, percebe-se a necessidade da instituição pesquisada transpor a interdisciplinaridade do papel para a sala de aula, bem como incentivar a disposição para o trabalho em conjunto entre as disciplinas. Igualmente, colocar-se, de forma engajada, no debate para que a disciplina de Sociologia possa continuar a ser ofertada na educação básica.

Keywords : ensino médio; sociologia; interdisciplinaridade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )