SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ESCUELA DE CAMPO: ¿ES POSIBLE HABLAR DE PERTENENCIA E IDENTIDAD DEL DOCENTE?PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LA ENSEÑANZA DE ESCRITURA ENEM: EL ESTADO DEL CONOCIMIENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BRUNET, Patrícia Diógenes de Melo  y  SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. ANÁLISE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO DO IFPB - CAMPUS SOUSA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21906.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21906.

O presente estudo investigou o ensino da disciplina de Sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, com destaque para a organização da disciplina no Projeto pedagógico dos cursos integrados ao ensino médio, os conteúdos ensinados e a adoção de recursos pedagógicos nos planos de ensino e diários de classe. Como proposta metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, através do procedimento de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), dos planos de ensino da disciplina e dos diários do professor de sociologia. Dos resultados, é possível perceber uma preocupação com a contextualização dos conteúdos, de modo a estabelecer conexão com recursos pedagógicos que despertem o interesse dos alunos. Por outro lado, percebe-se a necessidade da instituição pesquisada transpor a interdisciplinaridade do papel para a sala de aula, bem como incentivar a disposição para o trabalho em conjunto entre as disciplinas. Igualmente, colocar-se, de forma engajada, no debate para que a disciplina de Sociologia possa continuar a ser ofertada na educação básica.

Palabras clave : ensino médio; sociologia; interdisciplinaridade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )