SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64ANÁLISE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO DO IFPB - CAMPUS SOUSA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

COSTA, Mireile Pacheco França; MARTINS, Pura Lúcia Oliver  e  PEREIRA, Cléo Mann. PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM: O ESTADO DO CONHECIMENTO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22280.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22280.

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento das pesquisas acadêmicas que trabalham a prática pedagógica de redação ENEM, tendo em vista verificar tendências, recorrências e lacunas nesse segmento, possibilitando verificar um caminho para que novas pesquisas se desenvolvam ou sejam revisitadas em uma outra abordagem ou até mesmo atualizadas em virtudes das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, modalidade Estado do Conhecimento conforme ROMANOWSKI e ENS (2006), FRANCO e GHEDIN (2008) e ROMANOWSKI e VOSGERAU (2014). O corpus analisado foram as produções brasileiras extraídas da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sem marcador temporal para delimitar a busca considerando que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1999. De acordo com o objetivo foram criadas duas categorias: Prática Pedagógica e Princípios Normativos sobre ensino de redação e, quando necessário, desenvolvemos subcategorias. O estudo aponta a concentração das produções na Região Sudeste do país e o interesse dos pesquisadores pela Prática Pedagógica do Ensino de Redação ENEM, seja pelo destaque da disciplina em virtude do exame externo, seja porque funciona como ferramenta de ingresso no ensino superior. Fato é que os resultados apontam a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, principalmente no tocante ao uso de tecnologias no ensino de Redação e nesse contexto de transição pandêmico com aulas remotas, em que tais recursos ganham mais evidência e a prática requer novas orientações.

Palavras-chave : prática pedagógica; redação ENEM; ensino médio; estado do conhecimento..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )