SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65TEACHING PROPOSALS FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: THE TRIAD PLAY, CREATIVITY AND LANGUAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PINHEIRO, Laís Lemos Silva Novo  and  FONTOURA, Helena Amaral da. VIVIOGRAFIA: CONCEITO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS NARRATIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e22184.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22184.

O presente artigo tem por principal objetivo elucidar um conceito teórico-metodológico insurgente em potencial no âmbito das pesquisas narrativas, resultado de um estudo de doutoramento no campo da Educação. Para tanto, são consideradas as contribuições de Fontoura, Josso, Cosson entre outros, a fim de colaborar para maior inteligibilidade da Viviografia desenvolvida por Pinheiro. Ao problematizar a pesquisa acadêmico-formal, buscamos demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, as chamadas referências viviográficas, um embasamento por experiência de vida, por meio de narrativas de memórias inspiradas pelo literário. Alguns itinerários metodológicos, como Círculos de leitura e oficinas artístico-literárias como a Viviossonografia, que envolve narrativas de vida a partir da música, são essenciais para o desenvolvimento da Viviografia. A Tematização de Fontoura e o Diário viviográfico também são importantes metodologias na construção de uma pesquisa narrativa de cunho viviográfico. Defendemos, portanto, uma pesquisa que valorize as contribuições de seus colaboradores, de modo a representá-los de forma corpórea textualmente. Esperamos, com este trabalho, abrir leques de possibilidades nas pesquisas narrativas que busquem dialogia efetiva e processos autorais emancipatórios.

Keywords : narrativas; referências viviográficas; tematização; viviografia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )