SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65VIVIOGRAFÍA: CONCEPTO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA LA INVESTIGACIÓN NARRATIVACONSEJO DE CLASE, DIVERSIDAD ÉTNICO-RACIAL Y GESTIÓN DEMOCRÁTICA: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA ESCUELA PRIVADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MARTINS, Débora Borges  y  RODRIGUES, Adriana. PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: A TRÍADE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E LINGUAGEM. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e22350.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350.

O presente texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Buscamos, por meio da pesquisa, defender um espaço de Educação Infantil com propostas didáticas que levem em consideração: a brincadeira, a criatividade e a linguagem. Ao aprofundarmos na temática, compreendemos que é preciso romper com a dualidade do vir a ser e do assistencialismo, reconhecendo a criança como “sujeito de direitos”, considerando as suas condições e as particularidades do psiquismo. Desta maneira, o presente texto tem como objetivo evidenciar a importância da brincadeira, da linguagem e da criatividade no contexto da Educação Infantil, com aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa bibliográfica e documental buscou, por meio de fichamentos de leituras, organizar quadros, tabelas, resumos, anotações pessoais e assim estabelecer relações entre a tríade: linguagem, brincadeira, criatividade e contribuir com propostas didáticas para a Educação Infantil considerando a legislação vigente. Concluimos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens, reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.

Palabras clave : brincadeira; criatividade; linguagem; Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )