SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65TEACHING PROPOSALS FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: THE TRIAD PLAY, CREATIVITY AND LANGUAGESATISFACTION WITH THE COURSE BETWEEN STUDENTS FROM PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MIGUEL, Anivaldo Sérgio  and  SILVA, Natalino Neves da. CONSELHO DE CLASSE, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PARTICULAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e22637.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22637.

Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou investigar silenciamentos, apagamentos e invisibilidades relacionados à formação para a diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe e nas práticas de ensino. Para tal, foi selecionada uma escola particular em Varginha, em Minas Gerais, que oferta, dentre outros níveis, o ensino médio, foco deste estudo. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão de literatura, observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental. Os resultados alcançados apontam que, para a efetivação da Lei nº. 10.639/03 (atualizada pela Lei nº. 11.645/08) e das suas Diretrizes, é imprescindível que tanto as deliberações do conselho quanto a realização das práticas de ensino sejam pautadas em processos democráticos, participativos e antirracistas.

Keywords : conselho de classe; educação das relações étnico-raciais; ensino médio..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )