SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAESTIGMATIZAÇÃO, ROTULAÇÃO E DESVIO EM NOSSA SENHORA DO NILO, DE SCHOLASTIQUE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo  e  LEAO, Thiago Marques. SOFRIMENTO PSÍQUICO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: INTERSECÇÕES ENTRE OS PRECEITOS DA SEMICULTURA E DA SOCIEDADE DE RISCO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23302.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23302.

O presente estudo buscou identificar as principais implicações que a semicultura e o processo de individualização efetivam no desencadeamento do sofrimento psíquico infantil, orientando-se a partir de uma pesquisa bibliográfica à luz dos fundamentos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade e da Teoria da Sociedade de Risco, ao utilizar os pensamentos de Theodor W. Adorno e de Ulrich Beck como essência da discussão. A partir disso, identificou-se que a organização social, a semicultura e a individualização tencionam o desenvolvimento de impasses psicológicos em qualquer momento da vida, mas, principalmente na infância, por ser um período de construção identitária. A individualização dos riscos sociais se correlaciona ao processo de alienação - subsidiado pela semicultura -, que tenciona dissociar as contradições e os impasses subjetivos vivenciados pelo indivíduo de seu contexto e causas sócio-históricas. Aos sujeitos, impõe-se um imperativo constante de autoavaliação e responsabilização pessoal, reduzindo as possibilidades de ressignificação do sofrimento e de respostas coletivas.

Palavras-chave : individualização; semicultura; sofrimento psíquico infantil; teoria crítica da sociedade; teoria da sociedade de risco..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )