SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65CHILD PSYCHIC SUFFERING IN THE CONTEMPORANEITY: INTERSECTIONS BETWEEN THE PRECEPTS OF SEMICULTURE AND RISK SOCIETYDEMOCRATIC MANAGEMENT AND SCHOOL SUPERVISION IN THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK OF SÃO PAULO CITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LEBOURG, Elodia Honse; BARBOSA, Filipe Cotta; COUTINHO, Priscila de Oliveira  and  CUNHA, Maria Amália de Almeida. ESTIGMATIZAÇÃO, ROTULAÇÃO E DESVIO EM NOSSA SENHORA DO NILO, DE SCHOLASTIQUE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23363.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23363.

Este artigo analisou os processos de estigmatização, rotulação e desvio no ambiente escolar, tomando como objeto heurístico o romance Nossa Senhora do Nilo, da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga (2017). Articulando testemunho e elaboração ficcional, a escritora expôs as marcas do colonialismo diante das relações culturais, sociais e religiosas ao ilustrar o cotidiano de uma escola católica exclusiva para meninas (filhas da elite política e econômica hutu de Ruanda, em sua maioria) em meio ao conflito entre tutsis e hutus que resultou em uma guerra civil (1990-1994) e, posteriormente, no genocídio de Ruanda (1994). O artigo está dividido em três seções. Na primeira, tratamos de como a autora elabora o trabalho da memória em sua obra literária. Na segunda, apresentamos os conceitos de estigmatização, rotulação e desvio à luz de obras clássicas, mas também de estudos contemporâneos sobre o tema. Na terceira seção, analisamos o capítulo “O nariz da Virgem”, de Nossa Senhora do Nilo, articulando-o aos fenômenos da estigmatização e da rotulação que, naquele contexto, contribuiu para que estudantes tutsis fossem perseguidas e mortas no liceu, com o consentimento silencioso ou declarado dos professores e dirigentes da instituição. Nas considerações finais, refletimos sobre a fecundidade de estudos que conjuguem analiticamente os campos da Sociologia e da Literatura.

Keywords : educação; estigma; literatura; sociologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )