SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65LA MOTIVACIÓN EN EL PROCESO DE APRENDIZAJE Y SU RELACIÓN CON LAS ACTIVIDADES GAMIFICADAS - UN ANÁLISIS EPISTEMOLÓGICOLAS DISTINTAS CARAS DEL PROYECTO POLÍTICO PEDAGÓGICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MESQUISTA, Fabíola de  y  SCHUCK, Rogério José. ENSINO PELA PESQUISA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÕES DE DOCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23924.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23924.

O ensino pela pesquisa se efetiva a partir da participação equilibrada entre trabalho individual e coletivo, no qual o docente analisa as condições de criação e de desenvolvimento de uma prática pedagógica que estimule a participação contínua do aluno, entendido como sujeito, que traz consigo, além das suas vivências, diferentes tipos e níveis de competências. O ensino pela pesquisa refere-se também à possibilidade de libertar o pensamento em relação aos regimes de verdade sobre o mundo, para mobilizar desarranjos e fazer emergir um espaço para a produção de conhecimentos mais autorais, considerando o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino. O tema desdobra-se no seguinte problema de pesquisa: como as TDIC, aliadas ao ensino pela pesquisa, podem auxiliar no planejamento e na realização de práticas pedagógicas? Como objetivo geral, definiu-se analisar possibilidades e limites da integração das TDIC ao ensino pela pesquisa, em práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Maranhão. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: 1) analisar o modo como os docentes do IFMA fazem uso das TDIC em suas práticas pedagógicas; 2) identificar, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, elementos da relação com o ensino pela pesquisa e o uso das TDIC; 3) propor formas de integração entre as TDIC e o ensino pela pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes. A investigação se deu com 31 docentes efetivos dos Institutos Federais do Maranhão, campi Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário e grupo focal, sendo os dados discutidos com base na análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ensino pela pesquisa requer participação ativa de professores e estudantes, para a imersão no horizonte da investigação científica a que se propõe adentrar, a partir do reconhecimento da relação entre pesquisa e ensino.

Palabras clave : ensino pela pesquisa; TDIC; percepções docentes; Instituto Federal do Maranhão..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )