SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65TEACHING THROUGH RESEARCH AND DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: PERCEPTIONS OF TEACHERS AT THE FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃOANALYSIS OF PEDAGOGICAL PRACTICES WITH DIGITAL TECHNOLOGIES: A LOOK AT THE EXPERIENCE OF THE EDUTEC SPECIALIZATION COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BRESSAN, Édio Luís  and  BRZEZINSKI, Iria. AS DIFERENTES FACES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23275.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23275.

O objeto deste artigo é o projeto político pedagógico. O problema de pesquisa é analisar as diferentes expressões dos “modelos” de projetos na escola. O objetivo é conceituar projeto em suas diversas faces, analisando seus “modelos” encontrados na escola. A abordagem da investigação é bibliográfica e analisada com base no pensamento de teóricos que refletiram sobre os “modelos” de projetos político pedagógicos. A pesquisa apoia-se no método materialismo histórico-dialético para compreender o objeto, perceber a dinâmica entre os “modelos” de projetos e a refuta por explicações completas. Investigou-se o vocábulo projeto e suas interpretações. Os “modelos” inovam as práticas docentes, proporcionam estratégias concretas à autonomia da gestão e fundamentam-se em ações decididas pelas pessoas. Caso inexista tais possibilidades, as práticas docentes são conduzidas ao trabalho tradicional com ações irreais, impraticáveis, de participação negociada entre os profissionais. O “modelo” democrático prescrito na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promove a participação, a autonomia e representa recurso para transformar a sociedade. A proposta proporciona conhecimento, qualidade e mudanças para emancipar as pessoas pela educação.

Keywords : escola; modelo; projeto político pedagógico..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )