SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65STEAM, PROJECTS AND COMPUTATIONAL THINKING IN THE FIRST YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO A DISRUPTIVE EDUCATIONPEDAGOGICAL APPROACHES IN THE ONLINE TRAINING OF BASIC EDUCATION PROFESSIONALS TO FAVOR INCLUSION: A SCOPING REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NAVARRETE-CAZALES, Zaira  and  MANZANILLA-GRANADOS, Héctor Manuel. POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24666.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24666.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise das potencialidades e limitações oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no campo educacional, especificamente no contexto da pandemia causada pelo vírus SARS-COV2. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa com abordagem documental, que permitiu reunir e analisar uma série de documentos relevantes sobre o uso da tecnologia em situações de contingência como substitutos dos ambientes tradicionais de aprendizagem. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a pandemia gerou uma oportunidade para repensar os sistemas educacionais, enfatizando a importância do uso das TIC no campo educacional. Torna-se evidente a necessidade de projetar e redesenhar estratégias que possibilitem a integração efetiva do uso das TIC nas salas de aula, reestruturando os processos de ensino e aprendizagem para garantir uma educação de qualidade. Destaca-se que as TIC têm demonstrado sua capacidade de fornecer soluções inovadoras no campo educacional, permitindo a continuidade do processo de ensino-aprendizagem durante situações de emergência, como a atual pandemia. No entanto, também são reconhecidas certas limitações e desafios que precisam ser abordados, como a lacuna digital e a necessidade de formação docente no uso dessas ferramentas tecnológicas.

Keywords : Educação; TIC; potencialidades; limitações; pandemia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )