SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA SANITÁRIATECNOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: ANÁLISE DE DOCUMENTOS LEGAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PEREZ, Daniela Jordão Garcia; SCHLUNZEN, Elisa Tomoe Moriya  e  SCHLUNZEN JUNIOR, Klaus. ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NAS FORMAÇÕES ON-LINE DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FAVORECER A INCLUSÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24582.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24582.

Este estudo visa a compreender as evidências e as lacunas das abordagens pedagógicas e metodológicas das formações on-line de professores para a inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) e o atendimento das políticas nacionais. O protocolo do Instituto Joanna Briggs (JBI) foi utilizado para realizar uma revisão de escopo dos artigos publicados entre 2019 e maio de 2023. As buscas foram realizadas em três bases de dados digitais (sendo duas nacionais e uma internacional), sendo encontrados 238 artigos. Ao se aplicar os critérios de inclusão e exclusão, apenas três artigos foram selecionados para análise a partir de questões explicitadas no texto. Fizeram parte da análise os indícios relacionados à abordagem metodológica, aos resultados e às recomendações para os processos formativos. Os resultados demonstraram que apenas um artigo indica claramente a abordagem utilizada na formação dos professores, mas os três apontam o trabalho colaborativo entre professores da sala de aula comum e especializados como fundamental para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva no contexto escolar. A avaliação de todas as etapas do processo formativo, desde a sua concepção até o acompanhamento dos egressos, é apontada como relevante para fundamentar o processo reflexivo tanto da equipe envolvida, quanto dos professores em formação.

Palavras-chave : abordagem construcionista contextualizada e significativa; educação a distância; educação especial; processos formativos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )