SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ESPADARO, Renato Fábio. A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO PRÁTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25158.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25158.

Este artigo é um recorte da dissertação e tese apresentadas ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), com os temas centrais de educação em saúde na temática de simulação realística na enfermagem. Neste texto, o objetivo foi contextualizar a formação de enfermagem na contemporaneidade, utilizando como método de ensino a simulação realística. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura levando em consideração os temas centrais. Sua estrutura possui introdução com uma breve descrição da profissão enfermagem e suas características, o ensino na enfermagem e a simulação realística. Na segunda parte o desenvolvimento com toda a revisão de literatura conceituando o ensino na saúde, ensino por competências, a enfermagem contemporânea e o uso da metodologia ativa titulada como simulação realística. A conclusão como última estrutura, compreendeu que a enfermagem busca por evolução constante a utilização da tecnologia para aprimoramento e qualificação do ensino e da prestação de serviço em saúde, sendo a simulação o melhor método de ensino para formação, qualificação e aprimoramento e, treinamento.

Palavras-chave : simulação realística; enfermagem; metodologias ativas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )