SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66LA SIMULACIÓN REALISTA COMO PRÁCTICA EDUCATIVA EN LA EDUCACIÓN DE ENFERMERÍA CONTEMPORÁNEAFORMACIÓN POLICIAL EN ACADEPOL/SC: HUELLAS DE HISTORIA E IMPLICACIONES EDUCATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

PORTELA, Thalita Regina de Oliveira  y  ALVIANO JUNIOR, Wilson. EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e21928.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.21928.

O presente artigo busca discutir sobre a inserção da Educação Física como componente curricular pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura com objetivo de avançar na compreensão de uma perspectiva que justifique esse pertencimento a essa área e como esse fato possibilita a aproximação do componente curricular com a Função Social da Escola, com a formação cidadã e com a compreensão das diferenças. Defende que a linguagem, através de seus sistemas de significação, atua como agente regulador e produtor de corpos e identidades, afetando, de forma direta, o trato pedagógico destinado aos conteúdos da Educação Física na Educação Básica, que deve ter como seu objeto de estudo a cultura corporal. Por fim, destaca que esta compreensão do componente curricular permite sua integração a função social da Escola.

Palabras clave : educação física; função social da escola; linguagens; códigos e suas tecnologias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )