SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66FORMACIÓN POLICIAL EN ACADEPOL/SC: HUELLAS DE HISTORIA E IMPLICACIONES EDUCATIVASEVASIÓN EN CURSOS DE GRADUACIÓN DE LOS INSTITUTOS FEDERALES DE EDUCACIÓN, CIENCIA Y TECNOLOGÍA: UNA REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SILVA, Renan Mota; FORTES, Karla Percília da Silva; COELHO, Elisângela Madeira  y  CARVALHO, Nely Monteiro dos Santos de. HÁ ACESSO PARA PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e22845.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22845.

O presente artigo é fruto da vivência em espaços de Educação Infantil (EI), buscando como objetivo principal analisar, a partir da ótica da categoria gênero, o professor homem. A presença docente masculina na EI é envolvida por dinâmicas de prazer e sofrimento singularizadas, pois contém desconfiança, vinculação a pedofilia, questionamentos e estranhamentos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram analisar o acesso e permanência dos homens nesse contexto desafiador. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Pepsic e Indexpsi, com os descritores “educação infantil” or “docência infantil” AND “homem”, “masculinidade”. Resultou-se 116 artigos elegíveis, sendo incluídos 7, “masculinidades” e “gênero”. Os resultados apontam a pluralidade dos motivos e estratégias de enfrentamento, a considerar as masculinidades que, não hegemônicas, permeiam o contexto educacional.

Palabras clave : docência infantil; homens; masculinidades..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )