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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

TAVARES, Vanessa dos Santos  e  PASSONE, Eric Ferdinando. EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23092.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23092.

O presente estudo aborda o fenômeno da evasão em cursos de graduação presencial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no período de 2016 a 2021. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, a fim de verificar as especificidades da evasão feminina. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir a relação do papel social feminino em articulação ao fenômeno da evasão. O levantamento de dados ocorreu por meio de buscas em bancos de teses e dissertações. Foram encontradas quatorze pesquisas, entre elas, cinco teses e nove dissertações. Os resultados mostram que a evasão é um problema unânime entre os IFs que aparecem nesse recorte e suas causas são multifatoriais, como, por exemplo: dificuldades de conciliar trabalho e estudo, falta de adaptação no curso, problemas de relacionamento com professores, entre outros. Observa-se que não há aprofundamento das questões relacionadas à evasão feminina nos estudos que têm como centralidade a evasão estudantil. Com relação aos diversos fatores que implicam a evasão, acredita-se que este estudo poderá fornecer subsídios para outras pesquisas e introduzir novas perspectivas acerca do fenômeno e seus desdobramentos, como investimento público e desenvolvimento social. Pretende-se aprofundar a pesquisa trazendo contribuições para o debate, tendo a mulher como foco para futuras investigações no contexto educacional.

Palavras-chave : evasão; institutos federais; revisão bibliográfica..

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