SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66¿SON NECESARIAS LAS REUNIONES PEDAGÓGICAS? OBSERVACIONES DE LA PRÁCTICA DE UNA MAESTRA DE EDUCACIÓN INFANTIL DESPUÉS DE DISCUSIONES TEÓRICASREVISTAS DEPREDADORAS EN EDUCACIÓN: ¿CÓMO RECONOCER LAS REVISTAS FALSAS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

FRANCA, Fabiana Ribeiro de; ZWIEREWICZ, Marlene  y  HULSE, Levi. PENSAMENTO COMPLEXO, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS AO CONTEXTO ESCOLAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23334.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23334.

Este artigo tem como objetivo analisar a interface da tríade conceitual pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação em políticas ambientais e sua transposição no contexto escolar. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018) e Pineau (2000, 2004) e destaca como iniciativas governamentais a proposta da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Metodologicamente, optou-se pelas pesquisas documental e bibliográfica e pela abordagem qualitativa, sendo utilizados, entre as fontes de pesquisa, documentos governamentais como a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam a relevância de se aderir às poucas políticas públicas comprometidas com o meio ambiente disponíveis atualmente e reitera a necessidade de valorizar iniciativas pautadas por conceitos como o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação para sua transposição ao contexto escolar.

Palabras clave : Políticas públicas; Meio ambiente; Pensamento complexo; Ecoformação; Transdisciplinaridade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )