SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66PREDATORY JOURNALS IN EDUCATION: HOW TO RECOGNIZE FAKE JOURNALS?SYSTEM OF ASSESSMENT OF SCHOOL PERFORMANCE TWO BRAZILIAN STATES: SYSTEMATIC REVIEW OF SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT EMPIRICAL RESEARCH (1996 - 2022) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FRAGOSO, Aline Klimeck; IVO, Andressa Aita; FERREIRA, Caroline Foggiato  and  JACQUES, Juliana Sales. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - RS: DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) AO PROGRAMA MUNICIPAL DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (PROMLA). Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23455.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23455.

Neste artigo, objetivamos compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e materializadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e no Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA). À luz da abordagem qualitativa, problematizamos as propostas dos referidos Programas e seus impactos no trabalho docente e no currículo da Educação Infantil. Nesse processo investigativo, utilizamos, como instrumentos de produção de dados, entrevistas semiestruturadas e questionário online, com a participação de oito sujeitos. Assim, identificamos que as formações empreendidas pelo PNAIC, na Educação Infantil, tiveram múltiplas interpretações, e sua execução se deu devido às concepções dos sujeitos responsáveis por colocá-lo em prática, diante de muitas fragilidades e situações de descaso por parte do governo. Nesse contexto, presenciamos a criação do PROMLA, que também não garantiu os subsídios necessários para um processo formativo de qualidade e que respeitasse as especificidades de cada faixa etária, reforçando discursos e práticas de ensino preparatórias e tradicionais, claramente centradas na alfabetização.

Keywords : formação continuada; PNAIC; PROMLA; trabalho docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )