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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GUSMAO, Fábio Alexandre Ferreira. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DOS ESTADOS BRASILEIROS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS PESQUISAS EMPÍRICAS (1996 - 2022). Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23458.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23458.

Este trabalho reúne um conjunto de pesquisas empíricas desenvolvidas no campo da avaliação educacional. O estudo objetivou apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento da produção científica acerca das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas de avaliação do rendimento escolar dos estados brasileiros. Para tanto, utilizou-se o método PRISMA e a análise bibliométrica. Foram selecionados e examinados 30 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e SciELO no período entre 1996 a 2022. A partir dessa amostra foi possível a criação de 6 categorias: políticas públicas educacionais, fatores extra e intraescolares, eficácia escolar, indicadores educacionais, accountability educacional e análise envoltória de dados; as quais foram organizadas de acordo com a temática, objetivo e resultado das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas estaduais de avaliação. Os resultados do estudo demonstraram que os critérios de seleção adotados possibilitaram identificar as pesquisas mais relevantes para o campo da avaliação educacional. Conclui-se, enfatizando a necessidade de estudos que forneçam subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas estaduais de avaliação e de sua aplicação na mensuração no rendimento escolar dos estudantes e da rede de ensino, visando a melhoria da educação escolar.

Palavras-chave : avaliação da educação; avaliação da educação básica; sistema nacional de avaliação da educação básica..

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