SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66CONOCER Y ENSEÑAR ÁFRICA CON AMADOU HAMPÂTÉ BÂ: LOS MOVIMIENTOS DE UNA RECONEXIÓN ANCESTRAL AFRICANALITERATURA INFANTIL Y RELACIONES RACIALES: UNA MIRADA A LAS OBRAS CONTEMPORÁNEAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

PEREIRA, Márcia Moreira  y  BRAULIO, Wendell Lopes de Azevedo. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: LETRAMENTO RACIAL E AFROLETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25178.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178.

O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.

Palabras clave : literatura Afro-Brasileira; letramento racial; afroletramento; educação antirracista..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )