SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número66CONHECENDO E ENSINANDO A ÁFRICA COM AMADOU HAMPÂTÉ BÂ: OS MOVIMENTOS DE UMA RECONEXÃO ANCESTRAL AFRICANALITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES RACIAIS: UMA MIRADA SOBRE AS OBRAS CONTEMPORÂNEAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PEREIRA, Márcia Moreira  e  BRAULIO, Wendell Lopes de Azevedo. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: LETRAMENTO RACIAL E AFROLETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25178.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178.

O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.

Palavras-chave : literatura Afro-Brasileira; letramento racial; afroletramento; educação antirracista..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )