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Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

TODARO, Mônica de Ávila  y  CARVALHO, Alesandra Cristina de. LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES RACIAIS: UMA MIRADA SOBRE AS OBRAS CONTEMPORÂNEAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25026.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25026.

Este artigo tem por objetivo mirar as obras disponíveis no mercado editorial a fim de compreender o cenário de livros de literatura infantil que apresentam personagens negros e/ou a cultura e a história afro-brasileira e africana. A Lei 10.639/03 trouxe marcos importantes para a educação básica brasileira e pode influenciar também as produções de literatura infantil. A questão nos moveu a pesquisar foi: como as obras de literatura infantil com personagens negras e a cultura e história afro-brasileira e africana são apresentadas no mercado editorial? Analisamos, qualitativamente e quantitativamente, os catálogos de duas livrarias e onze editoras de literatura infantil. As livrarias e editoras selecionadas foram: Cultura, Saraiva, Ática, Companhia das Letrinhas, DCL, FTD, Paulinas, Salamandra e Scipione, Mazza, Pallas e SM. Como fundamentação teórica, trouxemos as contribuições de Araujo e Dias (2019) para as relações étnico-raciais na Literatura Infantil; de Gomes (2012) para as relações étnico-raciais; e as ideias de Freire (2006) sobre Educação e Leitura de mundo. Concluímos que há um número reduzido de obras de literatura infantil que abordam as relações raciais quando comparado à quantidade total de livros voltados para as crianças. Notamos, também, que ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se trata das questões etárias e de gênero.

Palabras clave : literatura infantil; relações raciais; lei 10.639/03..

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