SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67DESAFÍOS Y ESTRATEGIAS DE UN GRUPO DE EDUCADORAS DE ESCUELAS PÚBLICAS DURANTE EL PERÍODO DE EDUCACIÓN REMOTA EN LA PANDEMIALA FORMACIÓN CONTINUA EN SERVICIO DE DOCENTES DE UN MUNICIPIO DEL TRIÁNGULO MINERO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes dos; NEVES, Marcos Ribeiro das  y  NEIRA, Marcos Garcia. Diferença colonial e o currículo cultural da Educação Física. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24336.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24336.

O artigo problematiza o conceito de diferença quando apropriado pelo multiculturalismo crítico, pelos Estudos Culturais e pelo pós-estruturalismo, campos teóricos que subsidiam epistemologicamente o chamado currículo cultural da Educação Física. Discorre sobre a noção de diferença adotada pelo pós-estruturalismo para, então, arriscar uma aproximação com o pensamento decolonial materializado na noção de diferença colonial. A proposta não foi sequestrar o conceito de diferença para fechá-lo numa caixa; desejou-se justamente o oposto, fomentar novos diálogos sem desprezar os discursos e as relações de poder que constituem a diferença pós-estruturalista. Ao mobilizar a discussão latino-americana, é possível destacar que a interlocução entre saberes, memórias, histórias, cosmologias e experiências de coletivos postos na diferença colonial proporciona uma compreensão da diferença para além das questões da linguagem, implicada como uma dimensão ontológica, pois a diferença é algo se vive e se sente, é ser. O currículo cultural aciona os campos de diferentes maneiras, seja no início da tematização, quando escuta e percebe a significação dos estudantes sobre as práticas corporais, ou durante a caminhada, quando os professores organizam suas ações didáticas. Além disso, os contextos político e econômico são elementos que atravessam e interferem diretamente nas escolas do chamado terceiro mundo.

Palabras clave : cultura; currículo; diferença; educação física..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )