SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67COLONIAL DIFFERENCE AND THE CULTURAL CURRICULUM OF PHYSICAL EDUCATIONTHE POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF THE STORIES IN COMICS IN THE ACQUISITION OF THE ENGLISH LANGUAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NOGUEIRA, Adrinelly Lemes  and  BORGES, Maria Célia. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO TRIÂNGULO MINEIRO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24329.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329.

O artigo é um recorte de uma tese de doutorado e discute a formação continuada em serviço dos professores do Ensino Fundamental I da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Do ponto de vista teóricometodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados pesquisa bibliográfica, documental e de campo e questionários online como instrumentos. O processo de análise e interpretação de dados seguiu as orientações metodológicas de Categorização, Inferência, Descrição e Interpretação. Concluiu-se que os gestores, assim como os professores da rede, têm muito a contribuir para o desenvolvimento e organização das ações, pois estão no dia a dia da sala de aula e vivenciam as necessidades e carências do ensino público. A formação deve estar vinculada à valorização profissional. Reafirmou-se, incessantemente, que as aclamações sejam ouvidas e ações efetivadas em prol de um ensino público de qualidade.

Keywords : ensino fundamental I; formação continuada em serviço; políticas públicas de formação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )