SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67LA DIFERENCIA COLONIAL Y EL CURRÍCULO CULTURAL DE LA EDUCACIÓN FÍSICALOS POSIBLES APORTES DE LAS HISTORIAS EN CÓMICS EN LA ADQUISICIÓN DEL LENGUAJE INGLÉS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

NOGUEIRA, Adrinelly Lemes  y  BORGES, Maria Célia. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO TRIÂNGULO MINEIRO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24329.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329.

O artigo é um recorte de uma tese de doutorado e discute a formação continuada em serviço dos professores do Ensino Fundamental I da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Do ponto de vista teóricometodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados pesquisa bibliográfica, documental e de campo e questionários online como instrumentos. O processo de análise e interpretação de dados seguiu as orientações metodológicas de Categorização, Inferência, Descrição e Interpretação. Concluiu-se que os gestores, assim como os professores da rede, têm muito a contribuir para o desenvolvimento e organização das ações, pois estão no dia a dia da sala de aula e vivenciam as necessidades e carências do ensino público. A formação deve estar vinculada à valorização profissional. Reafirmou-se, incessantemente, que as aclamações sejam ouvidas e ações efetivadas em prol de um ensino público de qualidade.

Palabras clave : ensino fundamental I; formação continuada em serviço; políticas públicas de formação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )