SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67LOS POSIBLES APORTES DE LAS HISTORIAS EN CÓMICS EN LA ADQUISICIÓN DEL LENGUAJE INGLÉSPRODUCCIÓN DE TEXTOS EN EL TERCER AÑO DEL CICLO DE ALFABETIZACIÓN: UNA MIRADA A LA HETEROGENEIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MOURA, Filipe Antônio Araújo  y  NUNES, Andrea Karla Ferreira. ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI: D’AMBROSIO E A MEDIAÇÃO PELO DIGITAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24271.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24271.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Ensino da Matemática e os impactos ao mesmo exercido pelo contexto digital na contemporaneidade. A partir das contribuições de D’Ambrosio (2011, 2009), buscamos tecer inferências que permitam compreender o papel do professor de Matemática e os desafios decorrentes das grandes mudanças no cenário da Educação no Brasil e no mundo. Em paradigma qualitativa, trata-se de uma pesquisa realizada de cunho exploratório e documental no âmbito metodológico, ao passo que são executados levantamentos bibliográficos - conforme Coutinho (2014) - e construídas concatenações a respeito da formação docente a partir Tardif (2014) e Freire (2021). Verificou-se que Ubiratan D’Ambrosio em seu momento já aventava as profundas mudanças vindouras no seio da educação; em especial, no que se refere ao comportamento humano e seu diálogo frente os avanços do ensino da Matemática; disciplina impactada de forma medular pelas novas tecnologias digitais da informação e comunicação.

Palabras clave : D’Ambrosio; digital; ensino de matemática..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )