SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI: D’AMBROSIO E A MEDIAÇÃO PELO DIGITALINICIAÇÃO À LÍNGUA INGLESA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PEREIRA, Vanessa Brandão  e  SILVA, Magna do Carmo. PRODUÇÃO DE TEXTOS NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A HETEROGENEIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24213.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24213.

O trabalho investiga como uma professora conduz o processo de ensino de produção de texto em uma turma do 3º ano do ciclo de alfabetização, levando em consideração a heterogeneidade da turma. Para isso discutimos sobre a produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental I e heterogeneidade. Optamos pelo estudo de caso, de cunho qualitativo. Realizamos atividades diagnósticas de palavras e texto, entrevistas, observações e análise documental. Apoiamo-nos nas técnicas metodológicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para a análise de dados. Os resultados indicaram que, no que diz respeito à prática da professora, ela tenta, a seu modo, propiciar que seus alunos avancem com relação ao Sistema de Escrita Alfabética, como também em relação à produção de texto. Para isso utiliza metodologias específicas para cada grupo, de acordo com os agrupamentos que faz em sua turma, pautada nos níveis de escrita e de produção textual que os alunos apresentam. A professora apresenta uma prática que se configura como “mista”.

Palavras-chave : alfabetização; heterogeneidade; mediação; produção de texto..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )