SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67INICIATION TO THE ENGLISH LANGUAGE IN THE PRESCHOOL: PEDAGOGIC IMPLICATIONS OF THE HISTORICAL CULTURAL THEORYTHE EDUCATIONAL PERFORMANCE OF THE APOSTLES OF THE SACRED HEART OF JESUS: FROM SPIRITUAL SUPPORT TO THE ITALIAN IMMIGRANTS TO THE EDUCATION OF THE ECONOMICAL ELITE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LEGRAMANDI, Aline Belle; ROGGERO, Rosemary  and  TAVARES, Manuel. HORIZONTES EDUCACIONAIS OUTROS, CAMINHOS TRILHADOS PELA PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24147.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24147.

Para pensarmos em pedagogias que combatam a colonialidade, é preciso problematizar, afrontar, desafiar e resistir aos diversos tipos de dominação e opressão colonial que cingem a existência diária. Com essas incitações, para a elaboração da tese de doutorado em andamento - da qual essa revisão sistemática da literatura (RSL) faz parte -, sabemos que, antes de iniciar uma pesquisa acadêmica, é preciso conhecer o estado da arte de seu objeto por intermédio da RSL. Assim, neste estudo, o objetivo geral é descrever e analisar teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2020 no âmbito das pedagogias decoloniais, para responder a pergunta de pesquisa, “o que a literatura científica vem produzindo sobre pedagogias decoloniais nos últimos anos?”. Usamos a epistemologia decolonial como referencial teórico e abordagem quantitativa do ponto de vista metodológico. Os dados foram obtidos por intermédio do Google Acadêmico, Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, usando o descritor “pedagogia decolonial”. Como resultados, destacamos o crescimento das pesquisas nessa área, regularidade temporal tanto das teses quanto das dissertações, um desequilíbrio entre as abordagens metodológicas, a diversidade de instrumentos para coleta de dados; a principal forma de análise utilizada foi a que articula os dados coletados com o referencial teórico e a profusão de categorias analíticas.

Keywords : decolonialidade; metodologia da pesquisa; pedagogia decolonial; pesquisa quantitativa; revisão sistemática da literatura..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )