SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67INICIAÇÃO À LÍNGUA INGLESA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: DO APOIO ESPIRITUAL AOS IMIGRANTES ITALIANOS À EDUCAÇÃO DA ELITE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

LEGRAMANDI, Aline Belle; ROGGERO, Rosemary  e  TAVARES, Manuel. HORIZONTES EDUCACIONAIS OUTROS, CAMINHOS TRILHADOS PELA PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24147.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24147.

Para pensarmos em pedagogias que combatam a colonialidade, é preciso problematizar, afrontar, desafiar e resistir aos diversos tipos de dominação e opressão colonial que cingem a existência diária. Com essas incitações, para a elaboração da tese de doutorado em andamento - da qual essa revisão sistemática da literatura (RSL) faz parte -, sabemos que, antes de iniciar uma pesquisa acadêmica, é preciso conhecer o estado da arte de seu objeto por intermédio da RSL. Assim, neste estudo, o objetivo geral é descrever e analisar teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2020 no âmbito das pedagogias decoloniais, para responder a pergunta de pesquisa, “o que a literatura científica vem produzindo sobre pedagogias decoloniais nos últimos anos?”. Usamos a epistemologia decolonial como referencial teórico e abordagem quantitativa do ponto de vista metodológico. Os dados foram obtidos por intermédio do Google Acadêmico, Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, usando o descritor “pedagogia decolonial”. Como resultados, destacamos o crescimento das pesquisas nessa área, regularidade temporal tanto das teses quanto das dissertações, um desequilíbrio entre as abordagens metodológicas, a diversidade de instrumentos para coleta de dados; a principal forma de análise utilizada foi a que articula os dados coletados com o referencial teórico e a profusão de categorias analíticas.

Palavras-chave : decolonialidade; metodologia da pesquisa; pedagogia decolonial; pesquisa quantitativa; revisão sistemática da literatura..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )