SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67HOSPITAL PEDAGOGICAL CARE: A NARRATIVE REVIEWMATHEMATICAL THINKING AND METACOGNITIVE THINKING IN THE TEACHING OF BIOLOGY IN HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MARTINS, Cristina de Matos; PACHECO, Gabriel Francisco Zago  and  SILVEIRA, Sergio Roberto. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: NUANCES DA APROPRIAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROFESSORES(AS) DO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e23719.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23719.

O objetivo da pesquisa foi investigar como professores(as) de Educação Física Escolar avaliam e se apropriam do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio. Participaram do estudo 62 docentes, que responderam a um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, sendo realizada uma Análise de Conteúdo das respostas abertas. Os resultados apontaram que 98,4% dos(as) docentes utilizam o currículo para nortearem suas práticas. As respostas à questão aberta sobre os motivos pelos quais o currículo é seguido revelaram três perspectivas: negativas, pragmáticas ou elogiosas ao documento. Ressalta-se que o campo curricular é atravessado por aspectos que vão além dos didático-pedagógicos, percorrendo os campos político, social e econômico. Nesse complexo contexto, é fundamental abordar a Educação Física considerando sua posição epistemológica ainda em desenvolvimento, o que dificulta a elaboração de currículos e a prática docente. Conclui-se que o currículo parece cumprir seu papel de orientação, mas evidencia-se a necessidade de considerar as opiniões dos(as) docentes na (re)avaliação das políticas educacionais, em especial diante das mudanças no ensino médio, cada vez mais sujeito à lógica neoliberal de precarização da esfera pública.

Keywords : currículo; educação física; ensino médio..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )