SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67ATENCIÓN PEDAGÓGICA HOSPITALARIA: UNA REVISIÓN NARRATIVAPENSAMIENTO MATEMÁTICO Y PENSAMIENTO METACOGNITIVO EN LA ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MARTINS, Cristina de Matos; PACHECO, Gabriel Francisco Zago  y  SILVEIRA, Sergio Roberto. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: NUANCES DA APROPRIAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROFESSORES(AS) DO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e23719.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23719.

O objetivo da pesquisa foi investigar como professores(as) de Educação Física Escolar avaliam e se apropriam do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio. Participaram do estudo 62 docentes, que responderam a um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, sendo realizada uma Análise de Conteúdo das respostas abertas. Os resultados apontaram que 98,4% dos(as) docentes utilizam o currículo para nortearem suas práticas. As respostas à questão aberta sobre os motivos pelos quais o currículo é seguido revelaram três perspectivas: negativas, pragmáticas ou elogiosas ao documento. Ressalta-se que o campo curricular é atravessado por aspectos que vão além dos didático-pedagógicos, percorrendo os campos político, social e econômico. Nesse complexo contexto, é fundamental abordar a Educação Física considerando sua posição epistemológica ainda em desenvolvimento, o que dificulta a elaboração de currículos e a prática docente. Conclui-se que o currículo parece cumprir seu papel de orientação, mas evidencia-se a necessidade de considerar as opiniões dos(as) docentes na (re)avaliação das políticas educacionais, em especial diante das mudanças no ensino médio, cada vez mais sujeito à lógica neoliberal de precarização da esfera pública.

Palabras clave : currículo; educação física; ensino médio..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )