SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67PHYSICAL EDUCATION IN THE STATE OF SÃO PAULO: NUANCES OF CURRICULUM APPROPRIATION BY SECONDARY SCHOOL TEACHERSTHE LIFE PROJECTS OF THE CHILDREN OF BABASSU EXTRACTIVISTS IN MARANHÃO, BETWEEN CONTINUITIES AND RUPTURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

REIS, Erisnaldo Francisco; AREAS, Glauber Pacheco  and  STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO METACOGNITIVO NO ENSINO DA BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e23618.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23618.

O objetivo deste artigo é ilustrar os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, por meio da qual foram estudadas potencialidades da aplicação de conceitos matemáticos no ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se de recursos pedagógicos reflexivos e evocação do pensamento metacognitivo. Trata-se de um relato com parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva Design-Based Research (DBR) realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Os resultados trazem que cálculos podem instigar a aprender, mesmo com dificuldades em usar conhecimentos matemáticos. Apontam também que quando estudantes têm possibilidade para evocar os seus pensamentos metacognitivos podem conduzir o processo de aprender, para o melhor desempenho em determinadas tarefas.

Keywords : metacognição; matemática; autoconhecimento; aprendizagem; aplicações matemáticas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )