SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: NUANCES DA APROPRIAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROFESSORES(AS) DO ENSINO MÉDIOOS PROJETOS DE VIDA DE FILHOS DAS EXTRATIVISTAS DE BABAÇU NO MARANHÃO, ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

REIS, Erisnaldo Francisco; AREAS, Glauber Pacheco  e  STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO METACOGNITIVO NO ENSINO DA BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e23618.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23618.

O objetivo deste artigo é ilustrar os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, por meio da qual foram estudadas potencialidades da aplicação de conceitos matemáticos no ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se de recursos pedagógicos reflexivos e evocação do pensamento metacognitivo. Trata-se de um relato com parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva Design-Based Research (DBR) realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Os resultados trazem que cálculos podem instigar a aprender, mesmo com dificuldades em usar conhecimentos matemáticos. Apontam também que quando estudantes têm possibilidade para evocar os seus pensamentos metacognitivos podem conduzir o processo de aprender, para o melhor desempenho em determinadas tarefas.

Palavras-chave : metacognição; matemática; autoconhecimento; aprendizagem; aplicações matemáticas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )