SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67OS PROJETOS DE VIDA DE FILHOS DAS EXTRATIVISTAS DE BABAÇU NO MARANHÃO, ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURASO QUE ENTENDER POR FORMAÇÃO QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SOUZA, Fábio Araujo de. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NAS PREFEITURAS DAS REGIÕES COSTA VERDE E CENTRO-SUL FLUMINENSE DURANTE A PANDEMIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e22478.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.22478.

A presente pesquisa apresentada neste artigo pretendeu analisar a aplicação das receitas do percentual mínimo de impostos para o financiamento da manutenção e do desenvolvimento do ensino pelos governos municipais das regiões Centro-Sul Fluminense e Costa Verde no ano de 2020, em meio à pandemia de COVID-19. Ressalta-se que, nesse ano, as instituições escolares estiveram fechadas para as aulas, posto que, frente à maior pandemia do século XXI, e de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Educação, a maioria dos governos municipais dessas regiões adotaram o ensino não presencial como estratégia para a sua manutenção. Esta pesquisa revela que, em 2020, todos os 13 governos municipais analisados aplicaram ilegalmente e indevidamente receitas no ensino. Além disso, nem todos adotaram medidas, do ponto de vista do financiamento, para a implementação do ensino não presencial e os que adotaram aplicaram os recursos em serviços de impressão, o que denota que tais governos tiveram como principal medida para o ensino não presencial a entrega de material impresso. Contudo, a maioria dos governos de tais regiões adotou o ensino remoto, porém não investiram no mesmo, logo tal responsabilidade, sob a perspectiva de seu financiamento, recaiu para pais, responsáveis, alunos(as) e professores(as).

Palavras-chave : COVID-19; financiamento da educação; região Centro-Sul Fluminense; região da Costa Verde..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )